Movimento da vida


Todas as manhãs eu passeio com o cachorro e numa dessas manhãs, que já começam a se apresentar mais frias e úmidas por aqui, paramos em frente a um cipreste. Enquanto o cachorro farejava com entusiasmo a grama, eu inspirei profundamente e fui tomada por um aroma agradável e também por uma sensação muito boa no meu interior.
Como descuidamos do nosso respirar, do fluxo constante de inspiração e expiração.
Estamos vivos, a respiração flui tão espontânea que, exceto se tivermos algum problema respiratório, nem vamos nos lembrar dela.
Um erro de nossa parte; um lapso.

"Por trás de nossos atos, palavras e pensamentos, ao longo de todos os dia e noites da vida, respiramos
Incessantemente, trilhões de vezes, tão sem esforço que mal dá para notar"
                                      Sonia Hirsch

Lembrei-me das aulas de yoga que fiz no passado e dos exercícios de respiração que tão bem me fazia.
Algo tão simples, de uma facilidade absurda, que talvez por isso mesmo a gente negligencie...
Voltei resoluta a praticar durante 20 min algumas técnicas de respiração.
E assim tenho feito, não mais vinte, mas, meia hora ou até quarenta minutos por dia! Tão agradável que é, nem se percebe a hora passar.

Respirar lento e profundamente acalma, traz serenidade, energia, disposição.

E depois que comecei a exercitar diariamente a respiração consciente, algo incrível aconteceu.
 Na verdade foi algo incrivelmente ruim, que me tirou o equilíbrio, de início trouxe a sensação de um nó no estômago, na garganta.
Passado esse susto inicial, obriguei-me a sentar e respirar e aí sim foi incrível: comecei a sentir o meu corpo se acalmar; a sensação no estômago afrouxou e comecei a ter uma clareza nos pensamentos que me ajudou a refletir sobre a situação e ir tomando decisões moderadas.

Quando passamos por uma situação difícil, a respiração prende, faz pausas abruptas, fica curta e acelerada, como num susto e isso nos altera por inteiro.
Tão ao nosso alcance respirar profundamente.
Em meio à natureza melhor ainda!

Olhe com mais carinho e atenção para esse movimento de vida - inspirar e expirar. Cuide dele, dê-lhe atenção e uns minutos por dia para respirar com consciência, nutrindo seu corpo com oxigênio e com toda essa força de vida.
Nossos dias certamente serão melhores!

Comentários

  1. Que lucidez nas tuas palavras e nelas, sabedoria em conselhos. Cada movimento de respiração, algo tão importante e só nos damos conta quando problemas ao respirar temos, a falta dela!

    Exercitar, parar pra ouvir cada toque de vida na respiração só bem pode fazer! Confesso que ando completamente longe disso, no que se refere à ioga,exercícios assim. Mas procuro estar atenta sempre, de outros modos! Valeu te ler, como sempre! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Ana, seria tão bom se tivéssemos todos, a capacidade de sentir essa leveza, nossa respiração como você sentiu e vem sentindo e treinando... O que mais ando precisando é de: Respirar! Profundamente, pausadamente, mentalmente, tudo!
    Pensei mesmo na Ioga para me reequilibrar interiormente, não sei se teria essa caracteristica. Pelo que vejo pelas informações, sim.

    Como é bom respirar e deixar a vida mais leve, mais centrada, mais serena! Preciso!

    Beijos querida..

    ResponderExcluir
  3. oii!
    ontem eu estava no jardim dos meus pais, dentro da piscina, olhando o tempo fechado que parecia tomar todo o Distrito Federal, mas aqui o isolamento da área tornava tudo silencioso, só escutava os animais nas árvores e os cachorros latindo, mesmo com uma tempestade a caminho, havia tanta calma que passei a divagar sobre o nada e me foquei na minha respiração enquanto boiava e encarava as nuvens, coincidência agora ler seu post, pois respirar como um "exercício" realmente foi maravilhoso em meio àquilo tudo.
    Adorei seu texto e o que ele reflete <3
    vou acompanhar seu blog para novas inspirações
    um abraço!
    Pandora
    Pan's Mind

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários são trocas, partilhas que agregam, acrescentam e nutrem um blog. Compartilhe o seu pensar, o seu sentir!

Postagens mais visitadas